03 abril, 2010

Saudação Pascal


...ser teísta. Por ser Páscoa, achei que devia falar sobre mais uma das coisas que observo e tento analisar/reflectir e que poderão ter alguma relevância na prática dos enfermeiros - ateísmo. Parece-me a mim que o ateísmo é mais uma espécie de "moda", de fuga à maioria, uma afirmação de diferença e superioridade de pensamento/raciocínio  em relação à "maioria" e que acaba por ser chic, salvo algumas excepções (poucas, julgo eu). Não concordo é que os teístas sejam apelidados de "crentes", pois penso que seja necessária uma maior fé/crença para acreditar que o universo na sua complexa perfeição surgiu e evoluiu unicamente através de "fenómenos naturais" do que acreditar que houve algures uma intervenção divina e que nem tudo tem uma explicação racional. Sendo que acredito na existência de uma entidade superior/divina/sobrenatural a que chamo Deus, cito Max Planck: "Para os que acreditam, Deus está no princípio. Para os cientistas, Deus está no final de todas as suas reflexões. O impulso de nosso conhecimento exige que se relacione a ordem do universo com Deus." Assim, para todos os crentes, os menos crentes e os descrentes, uma BOA PÁSCOA. Que seja melhor que a minha, que vai ser passada com a família... dos outros (dos doentes), a trabalhar, porque se assim não for, nem os míseros €1020 me pagam.

Sem comentários: